O Grupo de Estudos de Pequenos Animais foi criado especialmente para você que ama cães e gatos! Uma das grandes vantagens do grupo é sua abrangência de assuntos dentro dessas duas espécies, o que permite que pessoas com interesses distintos, por exemplo, Nutrição e Cirurgia, possam compartilhar e aprender mais umas com as outras. Da mesma forma que os demais grupos, nós organizamos cursos e palestras e divulgamos nas nossas redes sociais algumas curiosidades e informações importantes em torno desses animais, de forma a levar esse conhecimento de dentro da universidade para a sociedade e público geral que gostaria de aprender também.


O GEAS, enquanto grupo de estudos, se propõe a tratar de assuntos relacionados aos animais selvagens e ao meio ambiente, tendo em vista que são assuntos afins. Dessa forma, o grupo se dedica ao estudo das diversas espécies, buscando trazer curiosidades e conhecimento àqueles que se interessam por esse tema, que muitas vezes é pouco difundido e negligenciado. Sendo assim, o GEAS, referência em animais selvagens, promove palestras com os melhores profissionais da área de selvagens, bem como simpósios e cursos com os mais variados e atuais temas a fim de que a discussão sobre esses animais seja expandida e ganhe ainda mais visibilidade – especialmente quando pensamos no atual contexto de desmonte à causa ambiental.


O GEONCO aborda tópicos em oncologia veterinária, voltados para alunos de todas as turmas da graduação, buscando discorrer acerca de temas relevantes em patologia, clínica, cirurgia, anestesiologia, intensivismo e de cada supra especialidade da oncologia, visando incentivar um aprendizado da oncologia em todas as suas áreas. Realizamos integrações entre os membros, estudos dirigidos, palestras, simpósios e treinamentos para nossos membros.


O GEFel-USP discorre sobre a clínica de gatos, que tem muitas particularidades importantes, além de comportamento, bem estar e outros tópicos relevantes relacionados à espécie felina! Temos atividades como palestras, cursos e estudos dirigidos com os membros para tornar o aprendizado dinâmico e poder abranger todos os interesses.


O principal objetivo do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Equinos (GEPEEQ) é contribuir para a formação de nossos membros acerca dos mais diversos temas relacionados aos equinos, através da organização de estudos dirigidos, visitas técnicas, palestras abertas ao público, cursos e simpósios, de forma a expandir o conhecimento para além da faculdade. A participação no grupo é muito enriquecedora para o graduando, pois promove maior interação com colegas da faculdade, profissionais da área e professores, além da oportunidade de ganhar experiência na organização de eventos, aprender a trabalhar em equipe e a conduzir apresentações orais.


O Grupo de Estudos de Medicina Integrativa e Reabilitação Animal (GEMIRA) tem como objetivo e motivação proporcionar conhecimento de qualidade nos assuntos abordados aos alunos e profissionais dessa área da veterinária, com dedicação à fisioterapia e outras áreas da medicina integrativa, como acupuntura e ozonioterapia. O Gemira realiza diversos eventos como palestras, cursos, simpósios, congressos, entre outros.⁣


A LIDAIVET tem o objetivo de aprimorar conhecimentos para estudantes da FMVZ – USP com aulas exclusivas, desenvolvendo raciocínio e treinamentos teórico-práticos, de forma a nivelar todos os membros e aprofundar os temas além da graduação, contando com esse networking aluno-professor nessas áreas de atuação. Com isso,  a LIDAIVET espera trazer a experiência de rotina na carreira do M.V. Anestesista e Intensivista mais tangível à realidade dos alunos e alunos.

O Grupo de Estudos de Produção e Produtos de Origem Animal (GEPPOA) busca aproximar a área de produção com os graduandos através de palestras, cursos e estudos dirigidos. Além disso, levamos a capacitação dos membros frente a essa área da Medicina Veterinária que cresce cada vez mais no Brasil. Através das redes sociais compartilhamos conhecimentos, notícias e curiosidades do mundo do agronegócio.

Este grupo tem a particularidade de ser organizado e liderado por alunos de graduação que realizam seus projetos na área de Nutrição e Nutrição Clínica de cães e gatos, sob a orientação dos professores Márcio Antonio Brunetto e Márcia Gomes. O público-alvo das discussões e apresentações são alunos de graduação da FMVZ e outras faculdades de medicina veterinária. Outra particularidade desse grupo é que acontece nos dois campus da FMVZ (São Paulo e Pirassununga). GENP Kids é administrado por alunos de graduação. O foco das discussões são temas atuais na área de Nutrição e Nutrição Clínica de cães e gatos, bem como a discussão de casos clínicos com abordagem nutricional.


O Grupo de Estudos de Bem-Estar Animal da FMVZ-USP é uma iniciativa dos alunos criada para unir pessoas e promover mais informações a estudantes, profissionais e público geral sobre comportamento e bem-estar de animais de companhia, selvagens, de laboratório e de produção, além de questões interdisciplinares que abrangem essa ciência como: economia, ética no uso de animais, sustentabilidade, legislação etc. O nosso objetivo é levar esses conhecimentos de dentro da faculdade para todas as pessoas que querem fazer a diferença na vida dos animais!


É inegável o impacto que a água e seus organismos têm em nossa vida e, por essa razão, vemos o Grupo de Estudos de Animais Aquáticos como uma ferramenta fundamental para auxiliar em nossa formação, permitindo que mergulhemos na imensidade de temas que circundam esse universo. A respeito da complexidade e variedade de assuntos, o grupo alterna seu foco entre as áreas de animais selvagens e de produção. Nossas atividades são variadas e incluem organização de palestras e cursos, apresentação de estudos dirigidos, atividades práticas, ações voltadas à comunidade, bate-papos com profissionais da área, bem como resolução de outras demandas que eventualmente surjam.


O GEPENC aborda tópicos envolvendo pets incomuns como roedores, aves, répteis, entre outros bichinhos já conhecidos, como minipigs, ovelhas, etc. através de cursos, palestras e posts informativos desmistificando os cuidados e hábitos desses animais tão interessantes e queridos. Por ser uma área em expansão, o estudo e a medicina ao redor dela se torna cada vez mais essencial, trazendo à tona a necessidade de profissionais especializados e capacitados para cuidar desses pets incomuns, mas tão importantes quanto os usuais.


A Liga Acadêmica de Saúde Única tem como objetivo a disseminação de tópicos de saúde única a partir da tríade do ensino, pesquisa e extensão. Sendo assim, são organizadas palestras, estudos dirigidos, discussões de artigos e oficinas com os moradores da São Remo através do Projeto Saúde Única em Periferias. As atividades são executadas por estudantes da graduação em conjunto com um professor orientador.


O GERA é o grupo de reprodução animal da FMVZ-USP, que nasceu em 2020 com o objetivo de fornecer mais conhecimento sobre a área de fisiologia, biotecnologias e outras temáticas relacionadas à reprodução de animais de produção, de companhia e selvagens. Com a realização de estudos entre os integrantes do grupo, participação em eventos e a produção de material informativo para nossas redes sociais, os alunos interessados nessa área da Medicina Veterinária conseguem se aprofundar nos assuntos dados na sala de aula e adquirir cada vez mais repertório sobre o tema, visando um maior sucesso na carreira acadêmica e profissional.


O GECIV é um grupo acadêmico que abrange as temáticas relacionadas à cirurgia veterinária – como, por exemplo, clínica médica, obstetrícia, oncologia, entre outros – e tem como intuito trazer informações sobre o tema promovendo uma formação mais completa e integrativa. Dentre as atividades realizadas pelo grupo, se destacam os estudos dirigidos internos, cursos e palestras, treinamentos e reuniões administrativas, a fim de manter a organização, permitindo o desenvolvimento de atividades para os participantes.


O Grupo de Estudos de Medicina de Aves (GEMAS) é um grupo dedicado ao estudo das aves, sejam as de vida livre, de produção ou de cativeiro! O objetivo é que os alunos possam expandir seu conhecimento sobre essa área da medicina veterinária, por meio de palestras, cursos e estudos dirigidos que são organizados pelos membros. Além disso, também buscamos compartilhar esse conhecimento postando curiosidades e descrições de aves no nosso Instagram!

 


A patologia é uma especialidade da medicina veterinária que estuda as doenças dos animais domésticos, silvestres e de produção e como elas evoluem, dando um diagnóstico para que o clínico possa atuar com informações mais claras. O Grupo de Estudos de Patologia Veterinária (GEPato) foi criado para aproximar mais dessa área os alunos interessados, principalmente os que pretendem seguir a carreira de patologista. Como atividades, realizamos palestras com profissionais renomados, estudos dirigidos e práticas como leitura de lâminas e casos clínicos envolvendo anatomia patológica.


O GETOCA (Grupo de Estudos de Etologia e Comportamento Animal) foi criado por graduandas de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo com o intuito de aprofundar o conhecimento na área de comportamento animal nas mais diversas espécies através de pesquisa, palestras, Estudos Dirigidos e eventos em parceria. Com isso, também abordamos a Medicina Veterinária Comportamental, especialidade que vem se consolidando no Brasil e no mundo. O comportamento muitas vezes é negligenciado na hora de formar profissionais, e em muitos cursos de medicina veterinária ainda não existem matérias que abordem a importância dos comportamentos dos animais. O grupo nasceu da necessidade de falarmos mais sobre esse assunto!