Planos e ações de aproximação dos professores da rede de ensino, com a finalidade de adotarem o Museu, sua exposição e suas coleções nos planos de aulas, como estratégia de aprimoramento do ensino de ciências. O projeto envolve o desenvolvimento de materiais didáticos para professores e o oferecimento de treinamentos por meio da exposição do Museu. 

Coordenador: Francisco Javier Hernandez Blazquez

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309

Visa propiciar aos estudantes da FMVZ USP o aprendizado e treinamento prático em técnicas de diagnóstico, tratamento das enfermidades, identificar fatores de risco, mapear doenças conforme o ciclo de produção, elaborar plano de melhorias para a otimização dos índices produtivos e sanitários que acometem os animais de produção.

O Bandeira Científica é um projeto de Extensão em saúde da FMUSP englobando áreas interdisciplinares, com os estudantes atuando em áreas de atendimento, prevenção e promoção da atenção em saúde. Idealizado na década de 1950 e consolidado a partir de 1957, o projeto está baseado no tripé educação, assistência e pesquisa. A ideia é colocar o aluno num contexto real da sua profissão e por isso o projeto é executado por meio de expedições anuais que levam os estudantes para as mais diversas regiões do país. 

Coordenadora: Evelise Oliveira Telles

 

O boletim eletrônico é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal desenvolvido pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE). Tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas e publicadas nacionalmente e internacionalmente, e que tenham como campo de investigação, as Ciências Humanas aplicadas diretamente ou conjuntamente à Ciência Animal.

Portanto, este projeto de extensão procura contribuir para o desenvolvimento científico baseado na multidisciplinaridade. 

O boletim é de livre acesso a todos que tenham interesse e é publicado mensalmente.

 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro

Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/boletim-socioeconomia-e-ciencia-ani

Com o objetivo de estimular os alunos de graduação a participarem do processo de aprendizagem, permitindo maior aprofundamento e melhor apropriação do conhecimento, a disciplina de Inspeção Sanitário de Produtos de Origem Animal adotou a produção de vídeos educativos para o público leigo como um dos componentes de avaliação de desempenho dos estudantes. Os temas são bastante diversificados e os vídeos ficam disponíveis no canal: https://www.youtube.com/c/alimentosveterinariausp

Coordenadora: Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: https://www.youtube.com/c/alimentosveterinariausp

O Dia da Abelha é um evento realizado pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) anualmente, cujo responsável é o Professor Doutor Augusto Hauber Gameiro, em parceria com a Associação dos Apicultores de Pirassununga (ASSAPIRA). Além de ambos grupos, a organização conta também com o apoio de pós-graduandos e colaboradores de outras instituições.

Temas importantes e que nem sempre recebem a devida atenção na apicultura, são abordados durante as discussões entre apicultores, meliponicultores, técnicos e pesquisadores, durante a mesa redonda. Tudo com o objetivo de ampliar a criação de abelhas regional e nacional, além de esclarecer os principais gargalos do setor na atualidade.  

A primeira edição deste evento aconteceu em 2019 pela demanda dos produtores e criadores de abelhas da região de Pirassununga (SP), para solucionar um dos principais problemas que o setor enfrenta na atualidade, a mortandade das abelhas.


Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/eventos  e diadaabelha@gmail.com


O Diálogos no LAE é um programa de extensão universitária criado em 2011 pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), que visa promover palestras e conversas sobre assuntos pertinentes à criação animal e sua inserção na sociedade, de forma gratuita.

Procuramos convidar palestrantes renomados em seu meio profissional para realizar eventos de excelência. Esses profissionais podem ser tanto da comunidade interna da USP quanto externa.

 

As palestras, via de regra, acontecem uma vez por mês, terças feiras às 19h30m, de forma remota, por meio do aplicativo Google Meet. Em 2021, como forma de comemorar os 10 anos do projeto, as palestras têm ocorrido quinzenalmente.

 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro

 

Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/dialogos-do-lae


Gerido e realizado em parceria com estudantes da FMVZ, visa formar estudantes da graduação e da pós-graduação para atuar como mediadores junto ao público pré-universitário, dando informações sobre o curso e sobre o papel do médico-veterinário na sociedade em feiras de profissões e visitas monitoradas à FMVZ.

Coordenador: Prof. Luis Claudio Lopes Correia da Silva

Informações de contato:
embaixadoresfmvz@usp.br
facebook.com/embaixadoresfmvz
instagram.com/embaixadoresfmvz

 


O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) é um indicador desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE). O ICBC foi parte do trabalho de mestrado do Gustavo Lineu Sartorello, o qual foi intitulado ” Desenvolvimento de modelo de cálculo e de indicador de custos de produção para bovinos de corte em confinamento”. O objetivo é acompanhar e analisar a variação mensal dos custos de produção de bovinos em confinamentos nos estados de São Paulo e Goiás e, então, elaborar análises relativas ao comportamento dos custos, e divulgá-las para servir como suporte na tomada de decisão pelos produtores.  O ICBC divulga as edições desde junho de 2017, quando teve a sua primeira edição divulgada. 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br

 


O Índice de Custo de Produção do Suíno Paulista (ICPS) é um indicador independente, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e do Laboratório de Pesquisa em Suínos (LPS).

O ICPS faz parte do trabalho de mestrado da zootecnista Laya Kannan Silva Alves, intitulado “Desenvolvimento de modelo de cálculo e de indicador de custos de produção de suínos”, sob orientação dos Professores Dr. Cesar Augusto Pospissil Garbossa, Dr. Augusto Hauber Gameiro e Dra. Camila Raineri. 

Por meio do informativo, com uma edição a cada mês, o ICPS traz informações acerca do cenário da suinocultura no estado, bem como do comportamento dos custos de produção, servindo como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão dentro da porteira.

Coordenador: Prof. Cesar Augusto Pospissil Garbossa

Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br

 


O ICPC é um projeto de extensão rural desenvolvido como tese de doutorado pela doutora Camila Raineri em 2015 junto ao Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), emitido digitalmente a cada mês. Este trabalho tem por objetivo propor um indicador de custo de produção mensal o qual faz um acompanhamento da sua evolução ao longo do tempo. 

Atualmente o ICPC representa o 46% dos sistemas produtivos ovinos do Estado de São Paulo, esta porcentagem está concentrada em quatro regiões do Estado (Araçatuba, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto). O cálculo dos custos de produção tem em conta os custos variáveis, fixos operacionais e a remuneração do capital, deste modo é possível calcular o custo total da atividade. A diferencias dos outros indicadores agropecuários, o ICPC consegue calcular além do custo por quilograma em pê do cordeiro, o custo do quilograma da carcaça para cada uma das regiões estudo.


Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br



O objetivo do MAV nesse projeto é o de proporcionar aos alunos das escolas públicas de bairros periféricos da cidade de São Paulo a vivência de um dia no curso de graduação da Medicina Veterinária, por meio de ações educativas baseadas nos temas apresentados na exposição, intitulada “Dimensões do corpo: da anatomia à microscopia”. O propósito é o de revelar talentos, desmistificar o ingresso na USP e incentivar o aluno de baixa renda a vislumbrar o seu ingresso no curso de Medicina Veterinária da FMVZ USP.

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309


Contribuir para que os alunos tenham uma formação generalista e ampla em Saúde Única, promover o aprendizado ativo e incentivar a participação de acadêmicos em projetos de extensão junto à comunidade.

Coordenador: Prof. Oswaldo Santos Baquero

Informações de contato: 
lisufmvzusp@gmail.com
https://www.facebook.com/liga.academica.9235
https://www.instagram.com/lisu_usp


O Luz, Câmera e Ciência é um projeto de alunos de graduação da USP com o objetivo de trazer conhecimento científico de forma acessível para o público através de vídeos de divulgação e ensino, publicados no YouTube, Instagram e Facebook. Tratamos de diversos tópicos, como o aprendizado de animais, células-tronco, vacinas, pragas urbanas e muito mais.

Trailer: http://youtu.be/z8rwj-Xq63o

Coordenadores: Prof. José Henrique Hildebrand Grisi Filho e Prof. Marcos Bryan Heinemann

Informações de contato:

E-mails: luzcameraeciencia@gmail.com e luzcameraeciencia@usp.br

Site: https://sites.google.com/usp.br/luzcameraeciencia

YouTube: https://www.youtube.com/c/LuzCameraECienciaUSP

Instagram: https://www.instagram.com/luzcameraeciencia/

Facebook: https://www.facebook.com/luzcameraeciencia/


Este projeto tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do programa pedagógico do ensino fundamental I por meio do desenvolvimento de material paradidático relacionado à Medicina Veterinária e da sua articulação com as diferentes áreas de ensino. Faz parte do objetivo deste projeto envolver a direção, a coordenação pedagógica da escola, as professoras e alunos bolsistas da FMVZ, no âmbito de uma ação conjunta e de extensão universitária articulada pelo Museu de Anatomia Veterinária. O projeto abrange diferentes atividades externas à Escola, a partir de estratégias não formais de ensino, em parceria com diferentes espaços educativos, dentro e fora da USP. 

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309


O projeto é desenvolvido por meio de um convênio entre a FMVZ-USP e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado de São Paulo e tem como objetivo a saúde coletiva das aves do Parque da Água Branca – São Paulo. Os alunos envolvidos atuam em práticas clínicas e preventivas como vermifugação, vacinação, controle de ectoparasitas, controle populacional, melhorias das condições de manejo  e bem-estar. O monitoramento de doenças é realizado por avaliação das necropsias e coleta de material para exames microbiológicos e histopatologicos. O cenário permite a o aperfeiçoamento por meio de praticas supervisionadas. Os alunos também atuam na orientação educacional dos visitantes e  monitores do Parque.

Coordenadora: Profa. Terezinha Knöbl

Informações de contato: avesdoparque.ab@gmail.com

O projeto foi criado em 2014 por alunos da graduação com objetivo de dialogar com a população sobre o mundo animal, através de um personagem fictício, um cachorro da raça whippet chamado Costelinha, inspirado no cachorro de um dos idealizadores do projeto.

Coordenadora: Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br) ou com o Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (camrn@usp.br). Facebook: https://www.facebook.com/pergunteaocostelinha. Instagram: @pergunteaocostelinha. Site: http://pergunteaocostelinha.blogspot.com.br

Conjunto de projetos de natureza científica e extensionista com objetivo de entender o fluxo de entrada de cães e gatos em Unidades de Conservação, a área que usam e possíveis impactos sobre os carnívoros silvestres, especialmente a transmissão de doenças entre as espécies, incluindo os seres humanos que vivem no entorno. Visa também elaborar e aplicar proposta de gestão sanitária que sirva de modelo para outros locais que enfrentam a mesma situação. É realizado em parceria o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Iniciado em 2017, o projeto desenvolvido entre a Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia da USP e as Escolas Técnicas do Centro Paula Souza tem por objetivo apresentar as características da formação e atuação do médico-veterinário aos professores e alunos das ETECs. Apesar de certa ênfase às escolas agrícolas, o projeto não se restringe a essa especialidade. Busca-se a sensibilização dos alunos a vislumbrarem a Medicina Veterinária como uma formação ser seguida, bem como informar sobre ingresso e permanência estudantil na USP. O projeto tem caráter contínuo e está sendo aprimorado constantemente. O caminho entre a Universidade e Escola Pública é longo, mas o Projeto FMVZ-USP & ETEC-CPS deu um importante passo por meio do estabelecimento de diálogos para diminuir a sua distância. 

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309

Produção de material de audiovisual específico para comunicação científica e ensino, bem como inserir a ciência e a produção científica nas mídias sociais para atrair a atenção do público geral para as atividades desenvolvidas pela academia.



A Saúde Única em Periferias (SUP) compreende vivências, entendimentos e transformações decoloniais da saúde de coletivos multiespécie marginalizados. Esses coletivos têm uma particularidade: estão conformados por indivíduos de diferentes espécies que se relacionam entre si e com outros. elementos do entorno, dando lugar a ambientes complexos nos quais as decisões políticas e as relações sociais não envolvem apenas aos humanos e determinam a saúde. Outros animais também fazem parte de um tecido social que se por um lado os beneficia, por outro os explora e utiliza para estruturar e legitimar hierarquias sociais. A SUP também é uma rede de pessoas, projetos e instituições dedicadas à promoção da Saúde Única em Periferias.  

Coordenador: Oswaldo Santos Baquero

Informações de contato: https://www.saudeunicaemperiferias.com

Visam a complementação teórico-prática da formação dos médicos veterinários Residentes do Hovet da FMVZ-USP, por meio de palestras de convidados e apresentação de casos clínicos pelos próprios Residentes. Esta atividade tem periodicidade semanal com horários variáveis conforme a área.


Coordenadora: Profa. Carla Bargi Belli


Informações de contato: hovet@usp.br

Parceria da FMVZ USP com o Projeto Rondon® SP, juntamente com outras IES parceiras, visando aproximar os estudantes universitários da realidade social de sua profissão, permitir a vivência multi, inter e transdisciplinar que se faz necessária para atender as habilidades sócio-profissionais da atualidade e exercitar a cidadania, ao tempo em que forma agentes multiplicadores locais e promove a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Essa relação direta entre a academia e os diversos segmentos sociais é essencial para o desenvolvimento de conhecimento aplicado às necessidades da população constituindo um ciclo virtuoso de ensino-aprendizagem entre a universidade e a sociedade. As operações ocorrem nos meses de janeiro e julho de cada ano.

Coordenadora: Profa. Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br)

Conscientizar e informar a comunidade, de forma lúdica e interativa, sobre a necessidade dos cuidados com o bem-estar de animais domésticos que refletem na saúde das próprias famílias, além de ampliar a compreensão da atuação do médico veterinário na saúde pública, em questões que vão do controle de alimentos ao combate às zoonoses. Ocorre geralmente durante o mês de fevereiro de cada ano.

Coordenadora: Profa. Carla Bargi Belli

Informações de contato: hovet@usp.br e www.facebook.com/sasfvetusp


Visa a inclusão de alunos da graduação como agente social transformador atuando por meio de intervenções em escolas públicas e mutirões de castração, levando aos proprietários e às crianças informações a respeito de guarda responsável, bem-estar animal e controle populacional de cães e gatos.

Coordenadora: Profa. Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br)

Iniciativa dos alunos da FMVZ para promover um intercâmbio cultural e auxiliar essas comunidades indígenas em ações para promoção da saúde e capacitar os estudantes da prática da medicina veterinária do coletivo, abordando questões sociais e de saúde animal atuando nas questões relacionadas ao abandono de animais e suas potenciais consequências para a saúde desses povos e dos animais domésticos e silvestres que vivem na área.

É a maior semana acadêmica de medicina veterinária do Brasil, organizada e gerida por alunos do último ano de graduação da FMVZ USP, sob supervisão de um docente. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a atualização profissional com realização de cursos teóricos e práticos de Pequenos Animais, Grandes Animais, Animais Selvagens, Especialidades e Novas Tendências.

Visa a integração dos alunos da FMVZ-USP e dos alunos internacionais que nesta realizam intercâmbios estudantis, seja no âmbito cultural, social, como também acadêmico, em vista das áreas de estudos e interesse serem as mesmas.