Planos e ações de aproximação dos professores da rede de ensino, com a finalidade de adotarem o Museu, sua exposição e suas coleções nos planos de aulas, como estratégia de aprimoramento do ensino de ciências. O projeto envolve o desenvolvimento de materiais didáticos para professores e o oferecimento de treinamentos por meio da exposição do Museu. 

Coordenador: Francisco Javier Hernandez Blazquez

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309

Este projeto tem por objetivo colaborar com o desenvolvimento de atividades de extensão que promovam a interação entre estudantes de graduação e a comunidade escolar da Escola de Aplicação da FEUSP. Tais atividades podem contribuir de maneira importante para a formação de alunos de Licenciatura como futuros professores, propiciando um contato com o ambiente escolar e com as vivências próprias da sua profissão, além de atender as demandas da comunidade escolar. O objetivo é permitir, favorecer e avaliar atividades desenvolvidas por licenciandos no cotidiano escolar, por meio da disponibilização de oportunidades de criação e avaliação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem.

Coordenador: Profa. Lilian Gregory

Informações de contato: lgregory@usp.br

Visa propiciar aos estudantes da FMVZ USP o aprendizado e treinamento prático em técnicas de diagnóstico, tratamento das enfermidades, identificar fatores de risco, mapear doenças conforme o ciclo de produção, elaborar plano de melhorias para a otimização dos índices produtivos e sanitários que acometem os animais de produção.

O Bandeira Científica é um projeto de Extensão em saúde da FMUSP englobando áreas interdisciplinares, com os estudantes atuando em áreas de atendimento, prevenção e promoção da atenção em saúde. Idealizado na década de 1950 e consolidado a partir de 1957, o projeto está baseado no tripé educação, assistência e pesquisa. A ideia é colocar o aluno num contexto real da sua profissão e por isso o projeto é executado por meio de expedições anuais que levam os estudantes para as mais diversas regiões do país. 

Coordenadora: Evelise Oliveira Telles



O BPEA – Boas Práticas em Experimentação Animal – é uma plataforma online que ensina os principais procedimentos laboratoriais visando estimular e motivar o aprendizado de técnicas de contenção, administração de substâncias e coleta de sangue em animais de laboratório. Ela funciona como um método de substituição, refinamento e redução do uso de animais para ensino. Através do portal, conseguimos ver o procedimento com o melhor ângulo e sem ter que ficar esticando o pescoço durante uma aula. E tem mais: podemos assistir o conteúdo quando e onde quiser, pausar e repetir os vídeos a hora que bem entender. Com todas essas vantagens, os alunos se sentem mais confortáveis para aprender… melhorando, e muito, a capacidade e a habilidade para manusear os animais quando chegar a hora da prática, diminuindo o estresse de todo mundo!
 

Coordenadora: Profa. Claudia Madalena Cabrera Mori

 

Informações de contato:

Site: https://sites.usp.br/bpeanimal/

Email: bpeanimal@usp.br

 

O boletim eletrônico é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Produção Animal desenvolvido pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE). Tem como objetivo divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas e publicadas nacionalmente e internacionalmente, e que tenham como campo de investigação, as Ciências Humanas aplicadas diretamente ou conjuntamente à Ciência Animal.

Portanto, este projeto de extensão procura contribuir para o desenvolvimento científico baseado na multidisciplinaridade. 

O boletim é de livre acesso a todos que tenham interesse e é publicado mensalmente.

 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro

Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/boletim-socioeconomia-e-ciencia-ani

Com o objetivo de estimular os alunos de graduação a participarem do processo de aprendizagem, permitindo maior aprofundamento e melhor apropriação do conhecimento, a disciplina de Inspeção Sanitário de Produtos de Origem Animal adotou a produção de vídeos educativos para o público leigo como um dos componentes de avaliação de desempenho dos estudantes. Os temas são bastante diversificados e os vídeos ficam disponíveis no canal: https://www.youtube.com/c/alimentosveterinariausp

Coordenadora: Simone de Carvalho Balian

Informações de contato: https://www.youtube.com/c/alimentosveterinariausp

O Dia da Abelha é um evento realizado pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) anualmente, cujo responsável é o Professor Doutor Augusto Hauber Gameiro, em parceria com a Associação dos Apicultores de Pirassununga (ASSAPIRA). Além de ambos grupos, a organização conta também com o apoio de pós-graduandos e colaboradores de outras instituições.

Temas importantes e que nem sempre recebem a devida atenção na apicultura, são abordados durante as discussões entre apicultores, meliponicultores, técnicos e pesquisadores, durante a mesa redonda. Tudo com o objetivo de ampliar a criação de abelhas regional e nacional, além de esclarecer os principais gargalos do setor na atualidade.  

A primeira edição deste evento aconteceu em 2019 pela demanda dos produtores e criadores de abelhas da região de Pirassununga (SP), para solucionar um dos principais problemas que o setor enfrenta na atualidade, a mortandade das abelhas.


Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/eventos  e diadaabelha@gmail.com


O Diálogos no LAE é um programa de extensão universitária criado em 2011 pelo Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), que visa promover palestras e conversas sobre assuntos pertinentes à criação animal e sua inserção na sociedade, de forma gratuita.

Procuramos convidar palestrantes renomados em seu meio profissional para realizar eventos de excelência. Esses profissionais podem ser tanto da comunidade interna da USP quanto externa.

 

As palestras, via de regra, acontecem uma vez por mês, terças feiras às 19h30m, de forma remota, por meio do aplicativo Google Meet. Em 2021, como forma de comemorar os 10 anos do projeto, as palestras têm ocorrido quinzenalmente.

 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro

 

Informações de contato: https://www.lae-fmvz-usp.com/dialogos-do-lae

O projeto é importante pois terá com público-alvo escolas do ensino básico. Os benefícios para os estudantes do ensino fundamental e médio dará por informações que servirão como complemento dos assuntos vistos na escola e podem ser largamente utilizados por professores como instrumento complementar a sala de aula. Para os estudantes de graduação e pós-graduação, torna-se um meio de consolidação e aprofundamento da aprendizagem garantido por um acesso fácil a um material didático de boa qualidade, o que nem sempre é possível nos laboratórios.

 

Coordenador: Prof. Antonio Chaves de Assis Neto

 

Informações de contato: https: antonioassis@usp.br


Gerido e realizado em parceria com estudantes da FMVZ, visa formar estudantes da graduação e da pós-graduação para atuar como mediadores junto ao público pré-universitário, dando informações sobre o curso e sobre o papel do médico-veterinário na sociedade em feiras de profissões e visitas monitoradas à FMVZ.

Coordenador: Prof. Luis Claudio Lopes Correia da Silva

Informações de contato:
embaixadoresfmvz@usp.br
facebook.com/embaixadoresfmvz
instagram.com/embaixadoresfmvz

O Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP recebe cotidianamente a visita de grupos de escolas que buscam ampliar o método de ensino para além da sala de aula. Durante as visitas, um bolsista do MAV é responsável por mediar e conduzir os estudantes e professores pela exposição e pelos principais tópicos educativos que envolvam a medicina veterinária.
O projeto “Férias no Museu de Anatomia Veterinária da FMVZ USP” tem como objetivo desenvolver atividades lúdico educativas durante o período de férias e complementar a visita monitorada com jogos e brincadeiras que estimulem a aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens, incluindo os seus familiares.
O Projeto ocorre nos meses de janeiro e julho, durante as férias escolares, e incluem visitas ao Museu, visitas na Clinica de Ruminantes do Hospital Veterinário e brincadeiras com jogos educativos.

Coordenador: Mauricio Candido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309 | (11) 2648-8264

 


O Índice de Custo de Produção de Bovinos Confinados (ICBC) é um indicador desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE). O ICBC foi parte do trabalho de mestrado do Gustavo Lineu Sartorello, o qual foi intitulado ” Desenvolvimento de modelo de cálculo e de indicador de custos de produção para bovinos de corte em confinamento”. O objetivo é acompanhar e analisar a variação mensal dos custos de produção de bovinos em confinamentos nos estados de São Paulo e Goiás e, então, elaborar análises relativas ao comportamento dos custos, e divulgá-las para servir como suporte na tomada de decisão pelos produtores.  O ICBC divulga as edições desde junho de 2017, quando teve a sua primeira edição divulgada. 

Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br

 


O Índice de Custo de Produção do Suíno Paulista (ICPS) é um indicador independente, desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) e do Laboratório de Pesquisa em Suínos (LPS).

O ICPS faz parte do trabalho de mestrado da zootecnista Laya Kannan Silva Alves, intitulado “Desenvolvimento de modelo de cálculo e de indicador de custos de produção de suínos”, sob orientação dos Professores Dr. Cesar Augusto Pospissil Garbossa, Dr. Augusto Hauber Gameiro e Dra. Camila Raineri. 

Por meio do informativo, com uma edição a cada mês, o ICPS traz informações acerca do cenário da suinocultura no estado, bem como do comportamento dos custos de produção, servindo como uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão dentro da porteira.

Coordenador: Prof. Cesar Augusto Pospissil Garbossa

Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br

 


O ICPC é um projeto de extensão rural desenvolvido como tese de doutorado pela doutora Camila Raineri em 2015 junto ao Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE), emitido digitalmente a cada mês. Este trabalho tem por objetivo propor um indicador de custo de produção mensal o qual faz um acompanhamento da sua evolução ao longo do tempo. 

Atualmente o ICPC representa o 46% dos sistemas produtivos ovinos do Estado de São Paulo, esta porcentagem está concentrada em quatro regiões do Estado (Araçatuba, Bauru, Campinas e São José do Rio Preto). O cálculo dos custos de produção tem em conta os custos variáveis, fixos operacionais e a remuneração do capital, deste modo é possível calcular o custo total da atividade. A diferencias dos outros indicadores agropecuários, o ICPC consegue calcular além do custo por quilograma em pê do cordeiro, o custo do quilograma da carcaça para cada uma das regiões estudo.


Coordenador: Prof. Augusto Hauber Gameiro


Informações de contato:

https://www.lae-fmvz-usp.com/informativos-mensais e lae-indicadores@usp.br



O objetivo do MAV nesse projeto é o de proporcionar aos alunos das escolas públicas de bairros periféricos da cidade de São Paulo a vivência de um dia no curso de graduação da Medicina Veterinária, por meio de ações educativas baseadas nos temas apresentados na exposição, intitulada “Dimensões do corpo: da anatomia à microscopia”. O propósito é o de revelar talentos, desmistificar o ingresso na USP e incentivar o aluno de baixa renda a vislumbrar o seu ingresso no curso de Medicina Veterinária da FMVZ USP.

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309


Contribuir para que os alunos tenham uma formação generalista e ampla em Saúde Única, promover o aprendizado ativo e incentivar a participação de acadêmicos em projetos de extensão junto à comunidade.

Coordenador: Prof. Oswaldo Santos Baquero

Informações de contato: 
lisufmvzusp@gmail.com
https://www.facebook.com/liga.academica.9235
https://www.instagram.com/lisu_usp


O Luz, Câmera e Ciência é um projeto de alunos de graduação da USP com o objetivo de trazer conhecimento científico de forma acessível para o público através de vídeos de divulgação e ensino, publicados no YouTube, Instagram e Facebook. Tratamos de diversos tópicos, como o aprendizado de animais, células-tronco, vacinas, pragas urbanas e muito mais.

Trailer: http://youtu.be/z8rwj-Xq63o

Coordenadores: Prof. José Henrique Hildebrand Grisi Filho e Prof. Marcos Bryan Heinemann

Informações de contato:

E-mails: luzcameraeciencia@gmail.com e luzcameraeciencia@usp.br

Site: https://sites.google.com/usp.br/luzcameraeciencia

YouTube: https://www.youtube.com/c/LuzCameraECienciaUSP

Instagram: https://www.instagram.com/luzcameraeciencia/

Facebook: https://www.facebook.com/luzcameraeciencia/


Este projeto tem o objetivo de contribuir para o aprimoramento do programa pedagógico do ensino fundamental I por meio do desenvolvimento de material paradidático relacionado à Medicina Veterinária e da sua articulação com as diferentes áreas de ensino. Faz parte do objetivo deste projeto envolver a direção, a coordenação pedagógica da escola, as professoras e alunos bolsistas da FMVZ, no âmbito de uma ação conjunta e de extensão universitária articulada pelo Museu de Anatomia Veterinária. O projeto abrange diferentes atividades externas à Escola, a partir de estratégias não formais de ensino, em parceria com diferentes espaços educativos, dentro e fora da USP. 

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309


O projeto é desenvolvido por meio de um convênio entre a FMVZ-USP e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do estado de São Paulo e tem como objetivo a saúde coletiva das aves do Parque da Água Branca – São Paulo. Os alunos envolvidos atuam em práticas clínicas e preventivas como vermifugação, vacinação, controle de ectoparasitas, controle populacional, melhorias das condições de manejo  e bem-estar. O monitoramento de doenças é realizado por avaliação das necropsias e coleta de material para exames microbiológicos e histopatologicos. O cenário permite a o aperfeiçoamento por meio de praticas supervisionadas. Os alunos também atuam na orientação educacional dos visitantes e  monitores do Parque.

Coordenadora: Profa. Terezinha Knöbl

Informações de contato: avesdoparque.ab@gmail.com

O projeto busca dar continuidade a publicação eletrônica Destaque do Mês, elaborada por estudantes da graduação e pós-graduação. Os artigos, com perfis de divulgação científica e como exercício orientado de redação, são elaborados a partir da livre escolha de um exemplar da coleção para explorar diversos temas mais amplos, tais como medicina veterinária, zootecnia, geografia, história, matemática, saúde, evolução etc. Iniciado em 2016, em agosto de 2022 foi publicado o 40º número no site do MAV (http://mav.fmvz.usp.br/publicacoes/).

Coordenador: Prof. Francisco Javier Hernandez Blazquez  

Informações de contato: mavfmvz@usp.br; tel 26488264

O projeto foi criado em 2014 por alunos da graduação com objetivo de dialogar com a população sobre o mundo animal, através de um personagem fictício, um cachorro da raça whippet chamado Costelinha, inspirado no cachorro de um dos idealizadores do projeto.

Coordenadora: Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br) ou com o Centro Acadêmico Moacyr Rossi Nilsson (camrn@usp.br). Facebook: https://www.facebook.com/pergunteaocostelinha. Instagram: @pergunteaocostelinha. Site: http://pergunteaocostelinha.blogspot.com.br

As diferentes etapas da reprodução de cães e gatos (acasalamento, gestação, parto e cuidados neonatais) são desempenhadas tanto por tutores, quanto por criadores e médicos veterinários, os quais podem apresentar distintos graus de conhecimento técnico na área. Desta maneira, as decisões e procedimentos podem ser equivocados, inadvertidos ou erráticos, levando à alta incidência de morbi-mortalidade das fêmeas e seus filhotes. Neste sentido, as ações educativas voltadas aos proprietários de animais visam a conscientização da importância do manejo reprodutivo adequado para a saúde e bem-estar animal. Portanto, ações educativas amplas são necessárias, baseando-se em dados de pesquisa obtidos pelo Laboratório de Perinatologia do Departamento de Reprodução Animal (FMVZ-USP). Para tanto, a presente proposta pretende divulgar conteúdo específico no âmbito dos serviços do Departamento de Reprodução junto ao HOVET-FMVZ-USP (Serviço de Reprodução Clínica Assistida e Serviço de Ginecologia e Obstetrícia), além da utilização de ambiente virtual, por meio das redes sociais. A presente proposta terá como objetivo: identificar as principais temáticas de interesse e a deficiência de conhecimento nas diferentes camadas de interlocutores (proprietários de cães e gatos, criadores e estudantes e profissionais médicos veterinários); elaborar material impresso com o detalhamento dos temas de interesse, utilizando infográficos, imagens e texto na forma de folhetos e apostilas, entre outros materiais didáticos; abordar e distribuir o material educativo junto ao público-alvo, com informações diretas e discussão com escuta ativa; divulgar o material educativo em mídias sócias.

Coordenadora: Profa. Camila Infantosi Vannucchi

Informações de contato: cacavann@usp.br

Conjunto de projetos de natureza científica e extensionista com objetivo de entender o fluxo de entrada de cães e gatos em Unidades de Conservação, a área que usam e possíveis impactos sobre os carnívoros silvestres, especialmente a transmissão de doenças entre as espécies, incluindo os seres humanos que vivem no entorno. Visa também elaborar e aplicar proposta de gestão sanitária que sirva de modelo para outros locais que enfrentam a mesma situação. É realizado em parceria o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) do Instituo Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Iniciado em 2017, o projeto desenvolvido entre a Faculdade de Medicina veterinária e Zootecnia da USP e as Escolas Técnicas do Centro Paula Souza tem por objetivo apresentar as características da formação e atuação do médico-veterinário aos professores e alunos das ETECs. Apesar de certa ênfase às escolas agrícolas, o projeto não se restringe a essa especialidade. Busca-se a sensibilização dos alunos a vislumbrarem a Medicina Veterinária como uma formação ser seguida, bem como informar sobre ingresso e permanência estudantil na USP. O projeto tem caráter contínuo e está sendo aprimorado constantemente. O caminho entre a Universidade e Escola Pública é longo, mas o Projeto FMVZ-USP & ETEC-CPS deu um importante passo por meio do estabelecimento de diálogos para diminuir a sua distância. 

Coordenador: Mauricio Cândido da Silva

Informações de contato: mavfmvz@usp.br | http://mav.fmvz.usp.br | facebook.com/fmvzmav | instagram.com/mav_usp | (11) 3091-1309

 

Esse projeto é uma proposta de parceria entre a FMVZ, graduandos em Medicina Veterinária e Organizações Não Governamentais que atuam na causa animal com o objetivo de arrecadar materiais recicláveis que não concorrem com a coleta seletiva realizada pela USP. Os materiais são doados às Organizações Não Governamentais escolhidas pelos alunos que, por sua vez, vendem para empresas especializadas na reciclagem do material. Desta forma, além dos animais, há benefícios diretos ao meio-ambiente, com redução de lixo comum, e aos seres humanos, tanto pelo impacto positivo no ambiente, quanto na população animal.

O Projeto Recicla FMVZ integra três subprojetos, das Turmas 101 (Ecopatas); 102 (Ecopatas) e 103 (Catland).

Coordenadora: Sueli Akemi Miyagi
 
Informações de contato: gestaointegradasasfmvz@usp.br; staniwaki@usp.br; https://www.instagram.com/reciclafmvz


Link para acessar o projeto e os três subprojetos: clique aqui.

O principal objetivo é conscientizar os tutores, médicos veterinários, banhistas e tosadores sobre a importância da inspeção da cavidade bucal de cães e gatos com o intuito de detectar sinais que podem contribuir para o diagnóstico precoce de neoplasias bucais em cães e gatos. Elaborar material didático informativo do “estado da arte” sobre neoplasias bucais com uma abordagem técnica e que aborde a detecção precoce de melanoma bucal por meio do exame físico da cavidade bucal com o intuito de demonstrar a importância da detecção precoce deste tipo de neoplasia. Além disto, realizar campanhas em parques públicos com o objetivo de disponibilizar materiais educativos, como folders, além de ensinar de forma presencial o ato da escovação dos dentes, inspeção da cavidade bucal e reconhecimento de lesões suspeitas com apoio de empresas do setor.

Coordenadora: Profa. Cristina Massoco
 

Informações de contato: cmassoco@gmail.com


A Rede de Saúde Multiespécie (Rede SAME), anteriormente conhecida como Rede de Saúde Única em Periferias (Rede SUP), trabalha com vivências, entendimentos e transformações decoloniais da saúde de coletivos multiespécies. Esses coletivos têm uma particularidade: estão conformados por organismos de diferentes espécies que se relacionam entre si e com outros elementos do entorno, dando lugar a ambientes complexos nos quais as decisões políticas e as relações sociais não envolvem apenas aos humanos e determinam a saúde. Outros animais também fazem parte de um tecido social que se por um lado os beneficia, por outro os explora e utiliza para estruturar e legitimar hierarquias sociais.  

Coordenador: Prof. Oswaldo Santos Baquero

Informações de contato: https://redesame.fmvz.usp.br; https://www.instagram.com/rede_same/

Visam a complementação teórico-prática da formação dos médicos veterinários Residentes do Hovet da FMVZ-USP, por meio de palestras de convidados e apresentação de casos clínicos pelos próprios Residentes. Esta atividade tem periodicidade semanal com horários variáveis conforme a área.


Coordenadora: Profa. Carla Bargi Belli


Informações de contato: hovet@usp.br

Parceria da FMVZ USP com o Projeto Rondon® SP, juntamente com outras IES parceiras, visando aproximar os estudantes universitários da realidade social de sua profissão, permitir a vivência multi, inter e transdisciplinar que se faz necessária para atender as habilidades sócio-profissionais da atualidade e exercitar a cidadania, ao tempo em que forma agentes multiplicadores locais e promove a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Essa relação direta entre a academia e os diversos segmentos sociais é essencial para o desenvolvimento de conhecimento aplicado às necessidades da população constituindo um ciclo virtuoso de ensino-aprendizagem entre a universidade e a sociedade. As operações ocorrem nos meses de janeiro e julho de cada ano.

Coordenadora: Profa. Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br)

Conscientizar e informar a comunidade, de forma lúdica e interativa, sobre a necessidade dos cuidados com o bem-estar de animais domésticos que refletem na saúde das próprias famílias, além de ampliar a compreensão da atuação do médico veterinário na saúde pública, em questões que vão do controle de alimentos ao combate às zoonoses. Ocorre geralmente durante o mês de fevereiro de cada ano.

Coordenadora: Profa. Carla Bargi Belli

Informações de contato: hovet@usp.br e www.facebook.com/sasfvetusp


Visa a inclusão de alunos da graduação como agente social transformador atuando por meio de intervenções em escolas públicas e mutirões de castração, levando aos proprietários e às crianças informações a respeito de guarda responsável, bem-estar animal e controle populacional de cães e gatos.

Coordenadora: Profa. Evelise Oliveira Telles

Informações de contato: e-mail da Profa. Evelise (bufalo@usp.br)

É a maior semana acadêmica de medicina veterinária do Brasil, organizada e gerida por alunos do último ano de graduação da FMVZ USP, sob supervisão de um docente. Tem o objetivo de promover o conhecimento e a atualização profissional com realização de cursos teóricos e práticos de Pequenos Animais, Grandes Animais, Animais Selvagens, Especialidades e Novas Tendências.

Coordenadora: Profa. Maria Claudia Araripe Sucupira

Informações de contato: contato@sacavet.com.br, msucupir@usp.br

Visa a integração dos alunos da FMVZ-USP e dos alunos internacionais que nesta realizam intercâmbios estudantis, seja no âmbito cultural, social, como também acadêmico, em vista das áreas de estudos e interesse serem as mesmas.

Coordenadora: Profa. Denise Saretta Schwartz

Informações de contato: ccint-fmvz@usp.br; 3091-0938